Ser advogado é muito bom! Mas como é gratificante a experiência de poder bater no peito e dizer: sou advogado trabalhista!

É provável que o 11 de agosto seja comemorado como Dia do Advogado a partir do Século XIX, desde o longínquo 11 de agosto de 1827, quando o Imperador Dom Pedro I instituiu os dois primeiros cursos jurídicos do Brasil (o de Olinda e o de São Paulo).

De lá para cá, o 11 de agosto se consolidou como Dia do Advogado e é utilizado para celebrar a nobre função da advocacia que, apesar de ser atividade privada, revela contornos muito particulares por ser essencial à prestação pública estatal da jurisdição. A sua importância está cristalizada no art. 133 da Constituição Federal de 1988: “o advogado é essencial à administração da Justiça”.
 
Desde que foi regulamentada a profissão, no Século XIX, passando pela criação do Instituto dos Advogados do Brasil (1843) e da OAB (1930), a advocacia experimentou instantes de dificuldade, mas também vivenciou momentos de grande alegria e júbilo.
 
Hoje, 11 de agosto de 2014, é, uma vez mais, Dia do Advogado. A advocacia, outra vez, está em festa e tem motivos especiais para comemorar! A categoria foi incluída no Supersimples. Os efeitos dessa nova norma serão sentidos em diversos aspectos. Os escritórios poderão atuar de modo mais seguro e certamente haverá, nos próximos anos, um grande movimento de formalização de sociedades de advogados, o que é bom para todos.
 
O advogado trabalhista também tem motivos para estar em júbilo! Para começar: ele comemora o seu dia duas vezes por ano: 20 de junho é Dia do Advogado Trabalhista e 11 de agosto é Dia do Advogado. Além disso, o advogado juslaboral tem vivenciado, cada vez mais, o incremento do respeito da sociedade e dos órgãos públicos pela sua categoria. Provavelmente, dentre os diversos segmentos da advocacia, o setor trabalhista é o que mais se desenvolve e tem a maior inserção no âmbito dos tribunais e do poder público. A instituição de um dia próprio para comemorar o Dia do Advogado Trabalhista é prova singela dessa atuação singular. Mas não é só! O advogado trabalhista está construindo uma identidade própria e o reconhecimento da importância social de sua atuação. Prova disso são as discussões avançadas para a aprovação dos honorários de sucumbência no âmbito da Justiça do Trabalho. Prova disso é a extraordinária visibilidade que a advocacia trabalhista tem obtido a partir de sua entidade representativa máxima, a ABRAT, que foi convidada a participar da Convenção da OIT no ano de 2014 e esteve naquele evento, representada por seu Presidente.
 
Ser advogado é muito bom!
 
Mas como é gratificante a experiência de poder bater no peito e dizer: sou advogado trabalhista!
 
Parabéns advogado, parabéns advogado trabalhista! Comemore bastante o seu dia, pois, nos outros 364 dias do ano, você estará lutando para defender os interesses e direitos do cidadão!
 
São os votos da Diretoria da ABRAT
 
 
 
* A pintura utilizada nesta matéria revela um dos grandes momentos da história da advocacia mundial: a defesa, na Suprema Corte americana, de Cinque, negro que comandou a rebelião no navio La Amistad, no ano de 1839.